26/06/2017

[Resenha Internacional #8] Por que ler os clássicos - Ítalo Calvino

| |




Obra: Por que ler os Clássicos.
Autor: Ítalo Calvino
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 279
Edição:

O livro: Por que ler os Clássicos de Ítalo Calvino retrata uma série de ideias e fatos de o porquê ler um livro clássico e de como identificar um livro considerado clássico. O livro também cita alguns resumos de  livros "clássicos" preferidos do autor, tais como: As Odisséias na Odisséia, Xenofonte Anábase, Ovídio e a contiguidade universal, entre outros.

Você ai, como é considerado um livro Clássico para você? Bom, antes de ler — Por que ler os clássicos —, tinha em mente que um livro classificado assim seria aquele que é bem antigo, que há uma linguagem tão culta que quase não conseguimos entendê-lo, com aquela capa bem dura e sem cor que dá até medo apenas olhando para ele. Entretanto, Calvino em seu livro fez com que eu entendesse que um livro clássico é aquele livro que sempre temos algo a mais para aprender, que lemos uma vez e quando voltamos a lê-lo novamente, ele se torna algo totalmente novo porque ainda há muito mais para ser explorado.
Podemos identificar um livro clássico quando é aquele livro que foi um best- seller mas que mesmo depois de seu lançamento ele continua fazendo sucesso. Posso citar livros que você já ouviu falar e talvez nem tem noção que ele é um clássico e que não é tão velho assim, por exemplo: Pequeno Príncipe, quem nunca ouviu falar desse livro? Ele está espalhado por todos os lugares, O morro dos ventos uivantes da autora Emilly Bronte um clássico que ultrapassa os anos e que é uma inspiração para muitos dos romances atuais?
Ítalo em seu livro nos mostra argumentos necessários para que concordemos com seus pontos de vista, ele cita que um livro clássico não  é aquele livro que vamos ler, e sim aquele que estamos relendo, e ao ver sua tese tive plena consciência disto.

A obra: por que ler os clássicos é maravilhosa, despertou um mundo clássico dentro de mim que até então não havia percebido, ao lê-lo percebi que cada leitor pode criar o seu próprio livro clássico, pois é aquela obra que você não se cansa de lê-lo e que cada vez que o lê você sabe mais e tem sempre algo a aprender, no entanto a parte digamos que meio "chata" do livro, são os resumos das obras que o autor cita no livro, há obras que  para mim não me despertou um certo interesse em ler pelo fato de não haver gêneros a qual me identifico, entretanto, há pessoas que gostam do gênero e se delicie ainda mais com o livro. A obra em si é maravilhosa, uma linguagem que não é tão complexa e é cheia de argumentos realmente incríveis em relação aos clássicos.

Recomendo esta obra para quem ainda não se identificou com um livro clássico, garanto que a partir do momento que você terminar de ler está obra, seus pensamentos a respeito de um clássico será totalmente novos. Também índico para aqueles que  amam os clássicos assim como eu passei a amá-los e já classifiquei os meus próprios livros "clássicos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário